A BNCC e a Tecnologia da Informação

 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica no Brasil.


Em outras palavras, a BNCC estabelece o que todos os estudantes brasileiros devem aprender em cada etapa da educação, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Ela serve como referência para a elaboração dos currículos escolares e das propostas pedagógicas das escolas, garantindo assim uma base educacional comum para todos os alunos do país.


A BNCC é composta por três partes principais:

Competências e Habilidades: definem o que os alunos devem saber e ser capazes de fazer em cada área do conhecimento.

Conteúdos: indicam os conhecimentos específicos que devem ser abordados para o desenvolvimento das competências e habilidades.

Orientações Didáticas: oferecem sugestões para o trabalho em sala de aula e para a avaliação da aprendizagem.


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A BNCC foi aprovada em 2017 e é obrigatória para todas as escolas públicas e privadas do Brasil. Seu quinto item, intitulado "Cultura Digital", trata da utilização crítica, significativa, reflexiva e ética das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs ou TICs) nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares:


Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e  comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


O ensino da informática na educação deve ser realizado de forma contextualizada e interdisciplinar, utilizando metodologias ativas que incentivem a participação e o protagonismo dos alunos. Algumas das metodologias que podem ser utilizadas incluem:

Aprendizagem baseada em projetos: os alunos desenvolvem projetos que envolvem o uso das TICs para solucionar problemas reais.

Gamificação: jogos e elementos lúdicos tornam o aprendizado mais divertido e motivador.

Robótica: os alunos aprendem a programar e construir robôs, desenvolvendo habilidades de lógica, criatividade e resolução de problemas.


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Existem diversos recursos didáticos disponíveis para auxiliar no ensino da informática na educação:

Softwares educativos: ensinam diferentes conceitos e habilidades relacionadas à informática.

Plataformas online: oferecem conteúdos educativos, atividades interativas e ferramentas de comunicação.

Equipamentos tecnológicos: computadores, tablets, smartphones, projetores, etc.


Com a implementação da BNCC, espera-se que todos os alunos brasileiros desenvolvam as habilidades necessárias para utilizar as TDICs de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, tornando-se cidadãos autônomos e protagonistas na sociedade digital.


Referências: 

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base




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