As provas presenciais em cursos EAD representam um desafio para professores e alunos. Acostumados a rotina remota, o deslocamento a unidade de ensino pode representar custos extras, dificuldade de adaptação e localização ou mesmo ansiedade e desmotivação. Para garantir uma experiência tranquila e justa para todos, desde os alunos até a coordenação do curso, é fundamental seguir e estabelecer algumas diretrizes de conhecimento geral.
Planejamento essencial básico:
- Datas predefinidas: As datas das provas devem ser agendadas com antecedência, logo no início do semestre, para que os alunos se organizem e planejem seus estudos com o conteúdo programático para cada exame. O local exato da prova também deve ser informado, pois pode ser necessário o deslocamento entre cidade ou até estados, precisando efetuar a compra de bilhetes aéreos ou passagens de ônibus, locação de veículos ou combinados de carona. Caso haja a possibilidade de o aluno realizar a prova em outra unidade mais próxima de sua casa, também deve ser informado com antecedência para que ele possa fazer a solicitação.
Considere a perspectiva do clima na região no período das provas, datas de feriados próximos (seja nacional, estadual ou municipal) e obras públicas em rodovias e ruas em construção na cidade. Informe aos alunos opções de linha de ônibus circular para chegar até o local, a localização exata com coordenadas em aplicativos como Waze e Google Maps, os horários de pico no trânsito, hotéis próximos, linhas de metrô ou trem (se o caso), informações sobre bicicletário, estacionamento no local, restaurantes próximos para alimentação ou que tenham vínculo com a instituição de ensino (restaurantes universitários ou com desconto), trânsito frequente e imagens da fachada do prédio para melhor localização. - Alternativas para Imprevistos: É importante pensar em alternativas para alunos que não podem comparecer na data agendada. Provas em outro dia da semana ou online com um tutor em videoconferência podem ser soluções viáveis, especialmente para alunos com mobilidade reduzida, gestação avançada, lactantes, hospitalizados, pós-cirúrgicos ou afins.
Comunicação clara e objetiva:
- Interação tutor-aluno: Semanas antes da prova, é crucial que o tutor explique o conteúdo programático, horário, materiais com uso permitido durante o exame (canetas, réguas, calculadoras, rascunhos, consulta) e outros detalhes relevantes.
No dia da prova, o aplicador também deve fazer as solicitações necessárias como pedir que os alunos desliguem os seus aparelhos celulares e guardem fones de ouvido, que deixem apenas o material necessário para a prova sobre a mesa. Informações sobre o horário de início e término devem ser escritas na lousa, se houver disponível na sala de prova. - Confirmações e preparativos: Um formulário de confirmação de comparecimento na prova presencial pode evitar impressões desnecessárias de papel e garantir organização. No caso de provas em laboratórios de informática, contar com o apoio de estagiários ou técnicos de computação é essencial. Considere ainda um prazo longo para o preenchimento da planilha bem como a ampla divulgação dela nas redes relacionadas ao curso, e-mail institucional e redes sociais.
Por fim, mantenha materiais de prova extra (sejam impressas, sejam computadores ligados para a prova digital) para alunos que resolvam aparecer sem ter preenchido o documento e também considere que alguns podem acabar faltando.
Gerenciando imprevistos:
- Estratégias de Contenção: Quedas de energia podem comprometer a prova. Ter um plano de ação para que os alunos terminem a prova (uso de notebooks com bateria, autorização de tempo extra) é crucial.
- Acessibilidade Universal: A prova deve ser preferencialmente em um ambiente térreo, para atender alunos com necessidades especiais, lactantes, que necessitem de leitores ou tradução em libras. Questões como necessidades especiais também podem ser colocadas em um formulário enviado aos alunos antes da data do exame, para que a instituição possa providenciar com um auxiliar de transcrição, provas em áudio, ampliadas ou em braile.
Outras considerações:
- Tempo e local adequados: A prova deve ter tempo suficiente para que os alunos respondam às questões sem pressa excessiva. O local deve ser tranquilo e com boa infraestrutura. Sempre forneça aos alunos (ou solicite que seja levado) uma folha extra para rascunhos e anotação de suas respostas, para que com o fornecimento do gabarito da prova eles possam corrigir e, se o caso, entrar com o devido recurso sobre a nota.
- Critérios de avaliação claros: Os critérios de avaliação e o sistema de notas devem ser transparentes e informados aos alunos com antecedência.
- Feedback construtivo: Após a prova, fornecer feedback individual aos alunos sobre seus resultados e pontos de melhoria é essencial para seu crescimento.
Ao seguir essas dicas, os professores podem garantir que as provas presenciais na EAD sejam uma experiência justa, tranquila e proveitosa para todos os envolvidos. A comunicação clara, o planejamento detalhado e a flexibilidade para lidar com imprevistos são fundamentais para o sucesso das provas presenciais. Ao se dedicar a criar um ambiente de avaliação justo e positivo, os professores contribuem para o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.
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