Dicas para cuidar do seu Chromebook educacional

Um Chromebook é um notebook que roda o sistema operacional ChromeOS. O S.O. é leve, rápido e seguro, sendo foi projetado para ser usado principalmente com aplicativos que rodem na internet (cloud). O sistema foi desenvolvido pelo Google baseado no Linux.


Imagem: Google for Education


Diferenças entre o ChromeOS e outros sistemas operacionais mais conhecidos:

ChromeOS
Leve e rápido para inicializar
Seguro e fácil de usar, pois se assemelha a um celular Android
Voltado para serviços que rodem on-line
Ideal para tarefas básicas como navegar na web, editar documentos e assistir vídeos
Possui compatibilidade limitada com aplicativos que não sejam da web: não é possível instalar alguns aplicativos que você pode estar acostumado a usar em seu computador pessoal, principalmente arquivos .exe.

Windows
Sistema operacional mais popular do mundo
Compatível com uma ampla gama de aplicativos
Mais recursos e opções de personalização
Pode ser mais lento e pesado que o ChromeOS - e, por isso, requer melhores configurações de hardware, o que também aumenta o preço da máquina
Mais suscetível a vírus e malware

Linux
Sistema operacional de código aberto (open source)
Altamente personalizável
Seguro e estável
Pode ser mais difícil de usar para usuários iniciantes, porém versões mais amigáveis como Ubuntu ou Debian já são de fácil interpretação por usuários caseiros.
Compatibilidade limitada com alguns hardwares e softwares



Imagem: Google for Education



Como cuidar do seu Chromebook:

Parte externa

Evite arranhões e amassados: Use um estojo ou capa protetora para transportar o Chromebook. Se você o leva na mochila sem capa protetora, coloque-o na parte destinada à guarda de notebooks, comum em diversos modelos de bolsas. Certifique-se de não deixar objetos soltos na sua bagagem: mesmo um lápis ou clipe poderão deixar arranhados em seu computador. 

Mantenha-o limpo: Use um pano macio e levemente úmido para limpar a tela e o teclado. Quinzenalmente, passe um cotonete sobre as teclas para retirar a poeira e a gordura dos dedos. Evite usar produtos de limpeza abrasivos.

Cuide de seu carregador: O seu Chromebook virá com o cabo USB-C para carregá-lo e é preciso tomar a devida atenção com ele. Não o deixe embolado, não "brinque" com o fio, não o deixe jogado na mochila e nem deixe cair o plugue de tomada. O ideal é que ele seja utilizado apenas para carregar o seu computador, não o utilizando para celulares ou compartilhamento familiar;

Cuidado com líquidos: Mantenha bebidas e alimentos longe do Chromebook. Se gosta de tomar água enquanto está no computador, dê preferência a uma garrafa do que um copo. Não queira limpar com álcool em gel as teclas, pois ele poderá estragar caso o líquido entre pelos vãos e chegue até o circuito da placa. Se derramar algo sobre ele, desligue-o imediatamente, seque-o com cuidado e deixe parado fora da tomada por algumas horas.

Evite temperaturas extremas: Não deixe o Chromebook em locais muito quentes ou muito frios. Se for o utilizar ao ar livre, prefira a sombra.


Softwares e vírus

Mantenha o Chrome OS atualizado: O Chrome OS recebe atualizações de segurança regularmente. Certifique-se de instalar as atualizações assim que estiverem disponíveis.

Tenha cuidado com o que você baixa: Baixe aplicativos e extensões apenas de fontes confiáveis. Em seu Chromebook, dê preferência para a utilização de serviços on-line do que para fazer downloads de aplicativos. Você pode utilizar ferramentas de edição de imagem e vídeo como o Canva, formatação de textos como o Smart Tools Web e edição de arquivos e planilhas com os recursos em nuvem do próprio Google.

Evite sites suspeitos: Não visite sites que você não conhece ou que pareçam suspeitos. Dê preferência por sites com certificado de segurança, SSL, representados pela letra s em https nos links dos sites que você acessar, como por exemplo: https://smarttoolsweb.com/

Use uma senha forte: Use uma senha forte (maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais) e exclusiva para o seu Chromebook. Pessoalmente, recomendo criar uma conta exclusiva para usar em seu computador, evitando o uso de seu e-mail pessoal. Ele permite, também, criar um Token para login ao invés de digitar a sua senha Google. Além disso, é preciso alterar a configuração do que acontece ao abaixar a tela, que por padrão apenas suspende o notebook porém, ao levantá-la novamente, ele abre o sistema já logado, sem pedir a senha outra vez, o que pode ocasionar em acesso indevido aos seus dados.

Faça backup dos seus dados: Faça backup dos seus dados regularmente para evitar perda de dados em caso de um ataque de vírus ou outro problema. Você pode utilizar um microsd e deixá-lo sempre no slot para aumentar o espaço de armazenamento, que costuma ser abaixo do padrão de quem utiliza computadores com Windows e Linux. 

Comentários