Nesse especial, iremos explorar a ferramenta GCompris. Como relatado no post anterior sobre o programa, ele é um software gratuito e open source que pode ser instalado em computadores e dispositivos móveis como celulares e tablets.
Para fins de nossa exploração, usaremos a versão instalada no Windows.
Ao iniciarmos o programa, temos a tela de boas-vindas:
Atalhos de teclado para melhorar o uso do sistema:
Ctrl+B: Mostra ou esconde a barra de controle (os botões de sair, configurações e outros). Isso evita que as crianças fechem o software sem autorização.
Ctrl+F: Entra ou sai da tela cheia
Ctrl+S: Mostra ou esconde a barra de seções de atividades
Iniciando com as ferramentas para crianças em fase pré-escolar, que tem o primeiro contato com um computador desktop ou notebook através da escola:
Nas telas de atividades também podemos utilizar o atalho CTRL + B para evitar que as crianças saiam da aula.
Após alguma prática com o mouse, pode-se passar para a atividade "clique ou toque", que ao invés de apenas passar o cursor pinguim sobre os retângulos, agora é necessário clicar com o botão direito.
Também aqui devemos observar o comportamento das crianças em relação aos botões do mouse. Para firmar a ideia de que as ações são, em sua maioria, concluídas com o botão esquerdo do mouse, pode-se utilizar um adesivo nesse botão, melhorando a assertividade a a associação do uso do objeto.
Após a adaptação, passe para o jogo do "Duplo clique". O visual é semelhante aos 2 primeiros, entretanto que para a visualização do animal na tela é preciso clicar 2 vezes rapidamente com o mouse. É preciso saber lidar com a frustração das crianças diante algumas tentativas falhas. Converse e auxilie-a contando 1, 2 e clicando junto com ela para que ela pegue o ritmo através do tato.
Agora é hora de treinar a criança a clicar apenas com a ponta do mouse, ou como eles dizem, "com o chapéu do pinguim".
Com o jogo "clique em mim", as crianças são incentivadas a formar um desenho (como ligue os pontos) ao clicar sempre na bolinha azul. A cada etapa, as bolinhas vão ficando menores e eles precisam entender que não adianta apenas posicionar o cursor do mouse todo dentro da bolinha, mas sim a ponta da seta.
Outros jogos que podem ser utilizados para complementar as habilidades de clicar e arrastar:
- Jogo da memória com imagens
- Jogo do futebol
- Clique em mim
- Desenhe números
- Jogo da memória com números
- Desenhe letras
- Controle a mangueira
- Monte o quebra-cabeça
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