GCompris: explorando a ferramenta

Nesse especial, iremos explorar a ferramenta GCompris. Como relatado no post anterior sobre o programa, ele é um software gratuito e open source que pode ser instalado em computadores e dispositivos móveis como celulares e tablets.


Para fins de nossa exploração, usaremos a versão instalada no Windows.


Ao iniciarmos o programa, temos a tela de boas-vindas:



Atalhos de teclado para melhorar o uso do sistema:

Ctrl+B: Mostra ou esconde a barra de controle (os botões de sair, configurações e outros). Isso evita que as crianças fechem o software sem autorização.
Ctrl+F: Entra ou sai da tela cheia
Ctrl+S: Mostra ou esconde a barra de seções de atividades






Iniciando com as ferramentas para crianças em fase pré-escolar, que tem o primeiro contato com um computador desktop ou notebook através da escola:


A atividade de mover o mouse para apagar os retângulos é muito interessante bem como acompanhar as reações dos pequenos na primeira apresentação. Devido à precoce exposição as telas, é bem comum que inicialmente as crianças tentem "clicar" com o dedo no monitor do computador ou até mesmo passem o mouse sobre a tela ao invés de movimentá-lo sobre a mesa.

Nas telas de atividades também podemos utilizar o atalho CTRL + B para evitar que as crianças saiam da aula.

Após alguma prática com o mouse, pode-se passar para a atividade "clique ou toque", que ao invés de apenas passar o cursor pinguim sobre os retângulos, agora é necessário clicar com o botão direito.

Também aqui devemos observar o comportamento das crianças em relação aos botões do mouse. Para firmar a ideia de que as ações são, em sua maioria, concluídas com o botão esquerdo do mouse, pode-se utilizar um adesivo nesse botão, melhorando a assertividade a a associação do uso do objeto. 



Após a adaptação, passe para o jogo do "Duplo clique". O visual é semelhante aos 2 primeiros, entretanto que para a visualização do animal na tela é preciso clicar 2 vezes rapidamente com o mouse. É preciso saber lidar com a frustração das crianças diante algumas tentativas falhas. Converse e auxilie-a contando 1, 2 e clicando junto com ela para que ela pegue o ritmo através do tato.


Agora é hora de treinar a criança a clicar apenas com a ponta do mouse, ou como eles dizem, "com o chapéu do pinguim".



Com o jogo "clique em mim", as crianças são incentivadas a formar um desenho (como ligue os pontos) ao clicar sempre na bolinha azul. A cada etapa, as bolinhas vão ficando menores e eles precisam entender que não adianta apenas posicionar o cursor do mouse todo dentro da bolinha, mas sim a ponta da seta.


Arrastar e soltar o mouse também será explorado na ferramenta complete o quebra-cabeça. Através das sombras dos objetos, auxilie a criança a levar a figura correspondente pressionando o botão esquerdo do mouse o tempo todo. Por vezes ocorrem erros, mas também é preciso persistência que logo a habilidade motora será adquirida. Faça junto com a criança com a mão no mouse para que ele compreenda sobre o segurar, já que apenas dizer pode levar a compreensão de que ele deve segurar do lado ou levantar o mouse da mesa, ao invés de apenas no botão correto.







Outros jogos que podem ser utilizados para complementar as habilidades de clicar e arrastar:
  • Jogo da memória com imagens
  • Jogo do futebol
  • Clique em mim
  • Desenhe números
  • Jogo da memória com números
  • Desenhe letras
  • Controle a mangueira
  • Monte o quebra-cabeça

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