Uma forma de promover um momento de integração e diversão entre seus alunos durante as atividades no laboratório de informática são através de jogos on-line entre a turma. Uma dessas opções é o jogo de Stop (ou adedonha/adedanha).
O jogo, além de divertido, é um aliado no ensino:
- Melhora o vocabulário: O jogo incentiva a busca por palavras que se encaixam em diferentes categorias, expandindo o vocabulário dos alunos.
- Aumenta a agilidade mental: Os jogadores precisam pensar rapidamente para encontrar palavras que se encaixem nas categorias e letras sorteadas.
- Estimula a memória: O jogo exige que os jogadores memorizem as categorias e as letras sorteadas, o que contribui para o desenvolvimento da memória.
- Treina o foco e a concentração: Os jogadores precisam se concentrar nas categorias e nas letras sorteadas para evitar erros e ter sucesso no jogo, além da necessidade de jogar contra o tempo.
- Promove a interação social: Jogando entre colegas da mesma turma, está proporcionando momentos de interação e descontração.
- Estimula o trabalho em equipe: O jogo pode ser jogado em duplas ou equipes, a depender da quantidade de computadores disponíveis em seu laboratórios, incentivando o trabalho em conjunto e a colaboração.
- Promove o respeito: O Stop é um jogo que deve ser jogado com respeito entre os jogadores, independentemente da idade ou nível de habilidade. É também uma forma de se ensinar a ganhar sem fazer piadas e perder sem ressentimentos.
O jogo pode ser usado como ferramenta de ensino para auxiliar no aprendizado de diversas disciplinas, como português, história, geografia e matemática. Além de ser jogável no computador, poderão levar a atividade para a sala de aula e fazê-lo com papel, caneta e lápis.
O site StopotS permite criar uma sala para jogar com a turma:
Acesse o site https://stopots.com/pt/
Se quiser, pode fazer login com o seu Twitter ou conta Google, mas também é possível jogar sem conta clicando em "Entre anônimo".
Escreva o seu nome e clique em "Criar sala"
Defina o número de rodadas (letras a serem sorteadas), a quantidade de jogadores, a lista dos temas que deseja que sejam exibidos para os alunos preencherem com as letras e as letras que deseja que sejam sorteadas (é possível excluir algumas, como a letra Z, X, Y, que são mais difíceis de serem encaixadas). Defina, ainda, uma senha, para que apenas seus alunos entrem na sala.
Copie o link que será exibido assim que entrar na sala e envie para seus alunos através do e-mail da turma ou anote-o na lousa, para que eles possam entrar.
Quando eles entrarem, deverão preencher com seu nome e clicar em Jogar. Após, deverão digitar a senha anteriormente definida.
O Stop é um jogo que oferece diversos benefícios para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Além de ser um jogo educativo e acessível, o Stop também é uma ótima maneira de se divertir com amigos, familiares e seus alunos!
Comentários
Postar um comentário