As redes sociais, como TikTok e Instagram Reels, tornaram-se ferramentas populares para a criação e compartilhamento de trends e conteúdo entre os jovens. Na comunidade escolar, essa prática é frequente e o que foi gravado pode chegar a milhares (ou milhões) de visualizações. No entanto, é importante que os alunos utilizem essas plataformas com responsabilidade e segurança. Professores e diretores, ao observarem que o comportamento é de costume em sua unidade escolar, precisam criar diretrizes e orientações aos seus alunos quanto ao tema, promovendo debates e análises de casos semelhantes.
Diretrizes básicas:
Honrar o nome da escola: É fundamental que os alunos evitem expor assuntos que possam ter repercussão negativa ou vexatória para a instituição. Não devem ser expostos ainda prontuários de alunos, fotos de documentos, e-mails institucionais, placas de veículos, informações que não sejam verdadeiras, fofocas sobre a vida de membros do quadro de profissionais ou dos alunos.
Cuidado com o cenário: Cenas inadequadas no cenário dos vídeos podem prejudicar funcionários e outros alunos. Não se deve fazer gravações em locais privados, como banheiros ou vestuários.
Autorização para postagem: Sempre peça autorização aos alunos que aparecerem antes de postar qualquer conteúdo que os inclua.
Piadas e humor: Tenha cuidado com piadas que podem ser consideradas vexatórias, humilhantes ou preconceituosas. O cyberbullying jamais deve ser incentivado.
Respeito entre os alunos: Evite piadas que possam, nas entrelinhas, constranger ou ofender outros alunos.
Autorização de professores: Não publique imagens de professores ou outros funcionários sem a autorização deles.
Segurança pessoal: Evite divulgar informações pessoais como o caminho de casa para a escola, horários de entrada e saída da instituição, linhas de ônibus, horários de aulas e informações afins.
Discrição da escola: Evite mostrar a unidade escolar ou o nome da escola no uniforme.
Consciência digital: Tenha em mente que todo conteúdo publicado na internet pode ter repercussões extensas e nunca mais ser totalmente excluído. Pense duas vezes antes de postar qualquer coisa.
Incentivo à reflexão do conteúdo:
Qual o objetivo do seu conteúdo?
Qual a mensagem que você deseja transmitir?
Quem é o público-alvo do seu vídeo?
Como o seu conteúdo pode ser interpretado por outras pessoas?
Você se sentiria confortável se alguém postasse algo semelhante sobre você?
A criação de conteúdo para redes sociais na escola pode ser uma atividade divertida e criativa, mas é importante que os alunos o façam com responsabilidade e segurança, entendendo os reflexos que podem ter em seu futuro.
O diálogo aberto e a educação para o uso responsável da internet são essenciais para que os alunos se tornem cidadãos digitais conscientes e responsáveis.
É preciso muito cuidado com o que permitimos que nossas crianças gravem dentro da escola, ainda mais pela facilidade de distribuição desses conteúdos na web.
ResponderExcluir