Preparando os alunos para o mercado de trabalho através de ferramentas computacionais

É preciso preparar os alunos do terceiro ano do ensino médio para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades essenciais para a busca por um emprego e a construção de uma carreira de sucesso. Concomitante com seus estudos acadêmicos, voltados para o ingresso em um curso técnico ou faculdade após a finalização do ensino regular, é necessário a muitos jovens que comecem a trabalhar para poder bancar seus estudos, auxiliar em casa ou mesmo começar, de fato, suas vidas profissionais. Assim, prepará-los durante o ano letivo se mostra mais eficaz do que deixá-los a sorte, pois não serão todos que contarão com uma pessoa que será seu guia na jornada do pós-escola.

Pensando nisso, considere elaborar uma oficina nos primeiros meses desse último ano letivo (ou mesmo com alunos da educação de jovens e adultos), para auxiliá-los. 



Imagem: Anna Shvets para Pexels

1. Elaboração do currículo:

  • Os alunos deverão elaborar um currículo sem se basear em modelos específicos, utilizando apenas seus conhecimentos e habilidades. Essa primeira etapa serve para que, como o desenvolver da oficina, possam rever o que fizeram inicialmente e concluir de forma prática o que erraram, onde melhorar e como fazê-lo.

  • O professor irá analisar os currículos e identificar os erros e acertos de forma geral. Devolve aos alunos com suas considerações e grifos.

  • Na etapa seguinte, o professor deve expor os erros e acertos de forma anonimizada, comentando um geral sobre o conteúdo recebido e ensinando a maneira correta de elaborar um currículo. Diferentemente do que diz o artigo, no item identificação, eu não aconselho seu endereço completo, pois são dados que não se sabem onde podem parar. Também não coloque números de documentos.

2. Criação de e-mail profissional:

  • Os alunos devem criar um e-mail profissional utilizando seu nome e sobrenome em plataformas confiáveis como Gmail ou Outlook.

  • O professor irá orientar os alunos sobre a importância de ter um e-mail profissional e como criá-lo.

3. Simulações de entrevistas de emprego:

  • Alunos menos tímidos podem ser convidados a participar de simulações de entrevistas de emprego para que os demais possam observar e aprender.

  • Serão realizadas simulações de entrevistas presenciais e remotas. Uma opção é que enquanto em uma sala esteja sendo transmitida a entrevista em uma televisão ou telão, o aluno entrevistado fique em outra, não observando a reação dos ouvintes.

4. Busca por vagas de trabalho:

  • O professor irá apresentar aos alunos diferentes plataformas online para busca de vagas de trabalho, tanto presenciais quanto remotas. Juntos, devem analisar como os recrutadores solicitam hard e soft skills, como analisar as habilidades mais desejadas pelo mercado em referência à área de atuação desejada e como obter isso ao longo do ano. Por isso é interessante que a atividade seja realizada tão logo for iniciado o ano letivo.

  • O professor também irá orientar os alunos sobre como se candidatar a vagas de emprego e como se preparar para entrevistas.

5. Ferramentas essenciais para o mercado de trabalho:

Avaliação:

A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação dos alunos nas atividades, a qualidade dos seus currículos e a sua performance nas simulações de entrevistas de emprego. É possível pedir para que o aluno, ao fim da oficina, realize um relatório sobre o que foi aprendido e informe o conteúdo criado por ele (como seu novo e-mail profissional e novo currículo melhorado).



Imagem: fauxels para Pexels

Benefícios:

  • Os alunos desenvolverão habilidades essenciais para a busca por um emprego e a construção de uma carreira de sucesso.
  • Os alunos estarão mais preparados para o mercado de trabalho e para as exigências dos empregadores.
  • Os alunos terão a oportunidade de praticar suas habilidades em um ambiente seguro e de teste.

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