QR Codes permitem interatividade em eventos escolares

A tecnologia está presente no ambiente educacional e os QR Codes se destacam como ferramentas para tornar as exposições, formaturas e eventos escolares ainda mais enriquecedores. Através desses códigos que são escaneados com a câmera do smartphone, alunos e professores podem ter acesso a informações complementares, aprofundando o conhecimento sobre as obras de arte, apresentações de dança e mostras científicas expostas.

Imagine poder escanear um QR Code ao lado de uma obra artística e, instantaneamente, ter acesso a um vídeo explicando a técnica utilizada, sua inspiração e o contexto histórico da obra. Ou, então, ao visitar uma exposição de dança, escanear o código e ouvir a música que acompanha a coreografia, enquanto aprecia os movimentos dos bailarinos. 


Imagem: Julio Lopez para Pexels

Como utilizar no ambiente escolar

A criação dessa experiência interativa vai além da simples leitura de informações. Professores e alunos conseguem realizar a construção do conteúdo com ferramentas gratuitas como o Google Sites para criar um espaço dedicado à exposição. Cada turma ou expositor fica responsável por desenvolver a página que será escaneada referente à sua apresentação, inserindo imagens, vídeos, textos e outros recursos que enriqueçam a visita.


Acessibilidade para Todos

Os QR Codes também podem ser instrumentos para promover a acessibilidade. Através da inclusão de legendas descritivas para imagens e vídeos, pessoas com deficiência auditiva podem acompanhar as explicações com total autonomia. Além disso, a gravação de uma audiodescrição do texto referente à exposição garante o acesso à informação para pessoas com deficiência visual. Gravações de áudio podem ser feitas de forma simples com um espaço silencioso, um aparelho de celular e um fone com microfone para melhor captura. Alguns aplicativos já possuem filtros para a remoção de ruídos externos. Após a gravação e edição, basta subir o áudio como um vídeo no YouTube ou apenas o áudio como um link compartilhável no Google Drive e disponibilizar o acesso a todos na página da obra.

O processo de criação das páginas do site e dos QR Codes pode ser feito em sala de aula ou no laboratório de informática, sem a necessidade de investimentos além da impressão dos códigos. Essa atividade prática contribui para o aprendizado de diversas habilidades, como pesquisa, trabalho em equipe, gestão de projetos, comunicação e uso de ferramentas digitais.


Imagem: Erik Mclean para Pexels


A implementação de QR Codes em exposições escolares transforma o evento em uma experiência completa e interativa, que beneficia a todos os envolvidos. Alunos aprofundam seus conhecimentos, professores ampliam suas ferramentas pedagógicas e a escola se destaca pela utilização inovadora da tecnologia.

Dica: Se você usar o navegador Google Chrome, para criar um QRCode basta ir até a página onde deseja que seja redirecionado o acesso ao escanear o código > clicar com o botão direito em algum espaço vazio > Criar QRCode para esta página > Fazer Download da imagem.

Comentários