A rádio escolar se torna o espaço onde os alunos podem expressar suas ideias, compartilhar seus talentos e se conectar com seus colegas. Ela é um projeto inovador que transforma a escola em um verdadeiro centro de comunicação e criatividade.
Através da rádio na escola, alunos podem fazer comunicados, promover entrevistas, shows de talentos, acústicos e debates, tornar o momento de intervalo em algo mais dinâmico e interativo. Se a escola tiver grêmio escolar, ela pode ser utilizada para o momento em que alunos fazem seus pedidos e reinvindicações, demonstram a transparência nos processos de aquisição de bens e procuram soluções para problemas na unidade escolar.
Professores também podem fazer uso de sua infraestrutura para relembrar comunicados, avisar sobre itens perdidos na escola, incentivar a participação em atividades extracurriculares e muito mais:
- Desenvolvimento da comunicação e da expressividade: Os alunos aprendem a se comunicar de forma clara e eficaz, além de desenvolverem sua expressividade oral e corporal.
- Estimula a criatividade e a produção textual: Os alunos são incentivados a criar roteiros, escrever textos e desenvolver projetos criativos.
- Promove a interação entre os alunos: A rádio se torna um espaço de integração e colaboração entre os alunos de diferentes turmas e idades.
- Fortalece o senso de comunidade: A rádio contribui para a construção de um ambiente escolar mais positivo e participativo.
Como criar a rádio escolar
1. Equipamentos:
- Computador/notebook ou tablet
- Software ou aplicativos de celular de edição ou gravação para registrar chamadas para os programas e entrevistas, anúncios, comunicados e outros
- Microfones
- Fones de ouvido
- Caixa de som
O conjunto mais básico seria um microfone e caixa de som, que existem por padrão em várias unidades escolares para os momentos de apresentação escolar em festas e eventos. Um computador/notebook já é um upgrade nesse setup para a reprodução de sons e registros gravados em áudio. Se possível, os locutores devem ficar em uma sala mais afastada para que barulhos externos do intervalo não sejam transmitidos pelo microfone.
2. Definição do conteúdo:
- Programas informativos: Notícias da escola, entrevistas com professores e alunos, dicas de estudo, calendário de provas de vestibulares, equipes de debates escolares, conversa sobre carreiras e futuro pós conclusão da escola, divulgação de eventos da cidade, entrevistas com profissionais da região;
- Programas de entretenimento: Jogos como adivinhe a música, soletrando, show do milhão; shows de humor e de perguntas e respostas; gincanas;
3. Obtenção de músicas sem direitos autorais:
- https://pixabay.com/pt/music/
- https://soundcloud.com/musicas-sem-copyright1
- https://www.fiftysounds.com/pt/
Sempre confira no link da música em específico se há necessidade de atribuição ao autor ao reproduzir o som
4. Gestão de projetos e divisão de tarefas:
- Crie uma equipe de alunos responsáveis pela rádio:
- Diretor
- Locutores
- Editores de áudio
- Técnicos de som
- Redatores
- Defina as responsabilidades de cada membro da equipe:
- Agendar programas
- Escrever roteiros
- Gravar e editar áudios
- Operar os equipamentos
5. Sugestão de programação por dias da semana:
- Segunda-feira: Programa informativo com notícias da escola
- Terça-feira: Programa de entretenimento com jogos
- Quarta-feira: Programa educativo com debate sobre um tema relevante
- Quinta-feira: Programa de entrevistas com professores e alunos
- Sexta-feira: Programa de tecnologia sobre computadores, celulares e o mundo digital
6. Divulgação da Rádio Escolar:
- Crie cartazes e banners para divulgar a rádio na escola.
- Anuncie a programação da rádio no mural da escola.
- Convide os alunos para participarem da programação.
A rádio escolar é um projeto inovador que oferece benefícios para os alunos e para a comunidade escolar: promoção da comunicação, da criatividade, da interação e do senso de comunidade entre seus alunos.
Legal... Dá também para colocar aquelas músicas de educação, como a playlist de biologia do https://www.youtube.com/watch?v=XL6gegwuo70&list=PLYQObXBsw2xPcxUydSZtmBQDtJFOySFMF&index=13
ResponderExcluire fazer exercícios em sala sobre o tema, elas costumam grudar na cabeça rsrsrs