Através do digital, a tecnologia abre novas possibilidades para a disseminação da cultura, especialmente para escolas públicas que enfrentam desafios para levar seus alunos a lugares distantes. Os tours virtuais surgem como uma alternativa viável e enriquecedora para proporcionar aos discentes experiências imersivas em museus, aquários, parques e outros locais turísticos, expandindo seus horizontes e complementando o aprendizado em sala de aula.
Os tours virtuais são uma ferramenta inovadora e acessível que oferece uma gama de benefícios para a educação. Ao proporcionarem aos alunos a oportunidade de explorar o mundo sem sair da sala de aula, os tours virtuais contribuem para um aprendizado mais rico, engajador e significativo, abrindo portas para um mundo de conhecimento e possibilidades.
As vantagens dos tours virtuais:
Acessibilidade: Os tours virtuais permitem que todos os alunos participem da experiência, independentemente de sua localização, condição física ou recursos financeiros.
Flexibilidade: Os tours podem ser realizados em qualquer horário e local, adaptando-se à grade curricular e à disponibilidade dos alunos.
Interatividade: Plataformas modernas oferecem recursos interativos que permitem aos alunos explorar o ambiente virtual em seu próprio ritmo, clicando em objetos e informações relevantes.
Segurança: Os tours virtuais eliminam os riscos de viagens longas e ambientes desconhecidos, proporcionando um ambiente seguro para os alunos.
Custo-benefício: Os tours virtuais são, teoricamente, sem custos.
Experiência personalizada: Os professores podem personalizar os tours, incluindo vídeos, imagens e informações adicionais que complementam o conteúdo curricular.
Engajamento e aprendizado:
Os tours virtuais podem ser uma ferramenta poderosa para aumentar o engajamento e a motivação dos alunos. Através da imersão em ambientes reais e interativos, os alunos se sentem mais conectados ao conteúdo e aprendem de forma mais significativa.
Proposta de atividade:
Para aprofundar o aprendizado e estimular o senso crítico, os alunos podem responder a perguntas sobre o local visitado durante o tour virtual. As perguntas podem ser elaboradas de acordo com a faixa etária e o conteúdo curricular, abrangendo temas como história, geografia, arte, cultura e ciências.
Elaboração de um relatório:
Após a visita virtual, os alunos podem elaborar um relatório individual ou em grupo, documentando suas experiências e aprendizados. O relatório pode incluir:
Descrição do local visitado: O que os alunos viram e ouviram durante o tour.
Pontos de interesse: Descrição dos pontos que mais chamaram a atenção dos alunos e o motivo.
Aprendizados: O que os alunos aprenderam sobre o local visitado e como isso se relaciona com o conteúdo curricular.
Reflexão: Opinião dos alunos sobre a experiência do tour virtual e como esse contato com o ambiente pode ser útil para o futuro.
Exemplos de plataformas que oferecem tours virtuais:
Parque Nacional de Yellowstone
Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo - Brasil
Dicas para realizar tours virtuais com seus alunos:
Ensinar os alunos a tirarem prints para o relatório e a utilizar o Google Street View como ferramenta de observação do espaço geográfico do local do tour, andando pelas proximidades e todos refletindo sobre as diferenças entre o local e a sua região, observando o comportamento das pessoas e dos carros, dos demais prédios ao redor, da quantidade de pessoas e comércios no local.
Introduza o tema: Faça uma breve introdução sobre o local que será visitado, contextualizando os alunos com o conteúdo curricular. Fale sobre o país, a cultura, a cidade e os artistas. "Ande" com eles até o local do tour pelo Google Maps e Google Street View, mostrando alguns trechos do caminho e fachada externa do local.
Oriente os alunos: Explique como funciona a plataforma de tour virtual e quais recursos os alunos podem utilizar.
Acompanhe a atividade: Observe a participação dos alunos durante o tour virtual e esteja disponível para responder perguntas e esclarecer dúvidas. Peça que eles anotem as dúvidas e, juntos, pesquisem pelas respostas nos buscadores como Google.
Promova a discussão: Após o tour virtual, organize um debate sobre a experiência e os aprendizados dos alunos.
Avalie a atividade: Utilize o relatório produzido após o tour como ferramenta de avaliação do aprendizado e da participação dos alunos.
O tour virtual pode ser passado o vídeo em sala, com a orientação que em uma folha de papel comecem a rascunhar seu relatório e depois a disponibilização do link para que, em casa, ele possam passar seu relatório para o computador e tirar os prints para inserir no documento.
Exemplo de parte de um relatório elaborado como visita virtual ao Aquário de São Paulo:
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