Como fazer questionário entre seus alunos para obter insights

Na era digital, os professores dispõem de ferramentas para aprimorar suas práticas pedagógicas e construir uma relação mais próxima com seus alunos. Uma delas é a utilização de questionários online, que permitem coletar feedbacks e insights valiosos de forma rápida, eficiente e, se preciso, anônima.



Imagem: Alex Green para Pexels


Através de plataformas online e gratuitas como o Google Forms ou Microsoft Forms, o professor pode criar questionários personalizados com perguntas de múltipla escolha, escalas de Likert, questões abertas e até mesmo recursos multimídia. Essa flexibilidade permite explorar diversos temas, desde a avaliação de conteúdos específicos como a escolha de temas de trabalho em sala, viagens de turma e até mesmo a opinião dos alunos sobre como melhorar as aulas.


Ao lançar mão dessa ferramenta, o professor demonstra interesse em conhecer a perspectiva de seus alunos, valorizando suas ideias e sugestões. Essa atitude promove o protagonismo discente, a participação ativa nas decisões da sala de aula e o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade individual.


Os questionários online também fornecem dados concretos sobre o desempenho da turma, as dificuldades enfrentadas e os pontos de maior interesse. Com base nessas informações, o professor pode identificar necessidades específicas e personalizar seu ensino para atender às demandas de cada aluno.


Utilizar questionários online é uma forma de abrir um canal de comunicação direto e transparente entre professor e aluno. Essa ferramenta contribui para a construção de um ambiente de aprendizado mais democrático e inclusivo, onde os alunos se sentem ouvidos, respeitados e valorizados.


Ao incorporar essa prática em seu dia a dia, o professor demonstra sua disposição em se atualizar e buscar novas formas de aprimorar suas aulas. Essa postura inovadora contribui para a construção de uma relação de confiança e colaboração com seus alunos, impulsionando o sucesso da aprendizagem.


Algumas dicas para utilizar questionários online:


Defina o objetivo do questionário: Qual informação você deseja obter? Seja claro tanto para a compreensão dos alunos quanto para que você entenda ao que foi respondido.

Utilize perguntas claras e objetivas: Evite perguntas complexas ou ambíguas. Dê preferência para perguntas com caixas de seleção, mas utilize perguntas abertas para obter alguns insights interessantes que talvez não tenha pensado.

Ofereça opções de resposta variadas: Inclua alternativas que considerem diferentes pontos de vista, considerando idade, diferentes culturas e personalidades.

Considere o anonimato das respostas: Isso incentiva a participação honesta dos alunos. Saiba que, infelizmente, pode haver um ou outro participante que dará respostas incorretas ou até grosseiras. Não leve em consideração tais respostas nem se ofenda caso seja um ataque direto.

Analise os resultados com atenção: Identifique os pontos de maior interesse e as necessidades da turma.

Compartilhe os resultados com os alunos: Demonstre que você valoriza suas opiniões e sugestões. Aprenda a gerar gráficos com o PowerBi ou Excel, ou mesmo através dos gráficos gerados pelas próprias plataformas de pesquisa, exibindo-os em sala.

Utilize os resultados para aprimorar suas aulas: Adapte seu ensino às necessidades e interesses dos alunos.


Exemplos de temas que podem ser explorados em questionários online:

Escolher temas de trabalho: Qual tema desperta mais interesse na turma para a realização de um seminário ou trabalho em grupo?

Organizar viagens de turma: Qual destino a maioria dos alunos prefere? Qual opção de lazer os alunos escolhem após uma viagem com destino já escolhido?

Avaliar conteúdos específicos: Quais os pontos de maior dificuldade? Como os alunos caracterizam determinado evento escolar? Quais pontos eles comentam que precisam ser melhorados ou removidos?

Obter feedback sobre as aulas: O que os alunos acham das metodologias utilizadas?

Sugestões para melhorar as aulas: Como o professor pode tornar as aulas mais interessantes?

Comentários