O uso de celulares em sala de aula é um tema que gera debates entre educadores, pais e alunos. De um lado, defende-se o potencial do aparelho como ferramenta de pesquisa, interação e criatividade. Do outro, teme-se que as distrações e o uso indevido do celular prejudiquem o aprendizado.
Pontos positivos para autorizar o uso do smartphone em sala:
- Pesquisa em grupo: Os celulares facilitam a busca por informações e a realização de pesquisas em grupo, diretamente na mesa de estudos, permitindo que os alunos explorem temas de forma mais profunda e autônoma.
- Interação e colaboração: Ferramentas online e aplicativos educativos podem promover a interação entre alunos e professores, facilitando a troca de conhecimentos e a colaboração em projetos.
- Criatividade e inovação: O celular pode ser utilizado para a produção de conteúdos multimídia, como mini documentários, resgistro em imagens, podcasts e apresentações de slide, estimulando a criatividade e o desenvolvimento de novas habilidades.
- Acessibilidade: O celular pode ser uma ferramenta de inclusão para alunos com necessidades especiais, oferecendo recursos de acessibilidade e adaptação às suas individualidades.
Pontos negativos:
- Distrações: Notificações, jogos e redes sociais podem desviar a atenção dos alunos, comprometendo o foco e a concentração durante as aulas.
- Cyberbullying: O uso indevido do celular pode levar ao cyberbullying, com graves consequências para a saúde mental e o bem-estar dos alunos.
- "cola" em provas: O celular facilita o compartilhamento de resposta em provas, desvalorizando o esforço e a aprendizagem individual e notas que não correspondem ao conhecimento do aluno
- Sedentarismo: O uso excessivo do celular pode contribuir para o sedentarismo e para problemas de saúde física, como obesidade e problemas de visão. É nítido que muitos adolescentes preferem ficar no celular ao invés de participar da aula de educação física ou mesmo no intervalo, em que antigamente ficavam caminhando pela escola, agora ficam sentados e isolados mexendo em seus aparelhos.
Protegendo os alunos:
- Conscientização: É fundamental conscientizar alunos, pais e professores sobre os riscos e benefícios do uso do celular em sala de aula.
- Regras claras: A escola deve estabelecer regras claras e objetivas sobre o uso do celular em sala de aula, definindo horários e locais permitidos. Bloquear o acesso ao Wi-Fi da escola é uma opção, embora muitos já tenham seus próprios pacotes de dados móveis.
- Tecnologia de bloqueio: Softwares de bloqueio devem ser utilizados para restringir o acesso a sites e aplicativos durante as aulas. Ele, ainda, se faz necessário para bloquear a jogos de cassinos virtuais, sites potencialmente infectados com vírus e inapropriados em razão da idade.
- Monitoramento: Professores e monitores devem estar atentos ao comportamento dos alunos durante as aulas, observando o uso do celular.
- Diálogo e debate: Promover o diálogo entre alunos, professores e pais sobre o uso responsável do celular na escola.
É preciso fazer combinado entre os alunos para o uso dos aparelhos na escola
- Compromisso com o aprendizado: Os alunos podem se comprometer a usar o celular apenas para fins educativos durante as aulas. Em caso de infração as regras, deve-se estabelecer uma política de conversa, contato com os pais e outras que a unidade achar pertinente.
- Momentos específicos: Definir horários específicos para o uso do celular, como durante o intervalo ou para pesquisas em grupo.
- Desligamento do aparelho: Desligar o celular durante as aulas para evitar distrações e manter o foco. Também é preciso requerer que os alunos desliguem os aparelhos durante as provas e o guardem na bolsa.
O uso do celular em sala de aula pode ser uma ferramenta complementar ao aprendizado, desde que seja utilizado de forma consciente e responsável. Com a devida comunicação entre a comunidade escolar, da implementação de regras claras e da utilização de medidas de proteção, podemos garantir que os alunos aproveitem ao máximo os benefícios do celular sem comprometer seu desenvolvimento educacional.
Aqui, professores também precisam se utilizar do bom senso para com seus aparelhos eletrônicos: deixar no modo silencioso, não utilizá-lo para conversas prolongadas que não tenham relação com a aula e, principalmente, não deixar o aparelho a vista dos alunos para que não desperte neles a vontade de mexer em seus próprios celulares (lembre-se: a sala de aula não é o lugar adequado para deixar seu aparelho carregando).
Considere, ainda, a sua segurança pessoal sempre o bloqueando com senha, evitando "pegadinhas" ou compartilhamento dos seus próprios dados e conversas que alunos acabem lendo caso resolvam mexer.
Bem em tempo agora que a Alesp aprovou o projeto de lei que proíbe o uso de celulares por estudantes nas escolas públicas e privadas no Estado de SP.
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